
CURSO TÉCNICO
MEIO AMBIENTE
Em formação profissional, Técnico em Meio Ambiente ou Técnico Ambiental é um curso de nível médio que qualifica indivíduos em gestão e controle do meio ambiente. O profissional depois de formado está habilitado para coletar, armazenar e interpretar dados, informações e documentações ambientais. Elabora relatórios e estudos ambientais com objetivo de propor medidas para a minimização dos impactos ambientais e a recuperação de áreas degradadas, realizando de acordo com os sistemas de gestão ambiental.
Um técnico em meio ambiente atua na elaboração de levantamentos ambientais, na identificação dos padrões de produção e consumo de energia, na realização e coordenação dos sistemas de coleta seletiva, na organização de programas de Educação ambiental com base no monitoramento, correção e prevenção das atividades antrópicas, conservação dos recursos naturais através de análises prevencionista.
Gerencia a redução, reuso e reciclagem de resíduos e/ou recursos utilizados em processos. Opera sistemas de tratamento de poluentes e resíduos sólidos. Relaciona os sistemas econômicos e suas interações com o meio ambiente. Executa plano de ação e manejo de recursos naturais. Elabora relatório periódico das atividades e modificações dos aspectos e impactos ambientais de um processo, indicando as consequências de modificações. Pode usar esta formação parar trabalhar em instituições de assistência técnica, pesquisa e extensão rural, estações de tratamento de resíduos, cooperativas e associações, empresas de licenciamento ambiental, unidades de conservação ambiental e em demais locais cuja funcionalidade abranja a área. Também pode trabalhar em empreendimento próprio ou como profissional autônomo.

O Técnico em Meio Ambiente é o profissional com atuação fundamental em diversas atividades de instituições públicas e privadas, tais como:
-
Análises física, química e microbiológica da água e do solo.
-
Georreferenciamento de áreas com identificação de trilhas, residências, mananciais, vegetação dentre outros aspectos como a digitalização de mapas.
-
Caracterização dos aspectos sócio-econômicos de comunidades.
-
Interpretação de resultados de parâmetros hidrológicos.
-
Execução e monitoramento do manejo racional dos recursos hídricos bem como de atividades relativas ao funcionamento de estações de tratamento de água e resíduos sólidos.
-
Desenvolvimento de atividades relativas à prevenção e minimização de impactos ambientais.
-
Gestão e fiscalização ambiental.
-
Apoio à implantação e condução de política ambiental.
-
Participação na elaboração de AIA/EIA/RIMA.
-
Participação em projetos ambientais.
Este profissional poderá de forma autônoma nos limites de sua responsabilidade técnica junto à:
-
Companhia de Água e Esgoto;
-
Fundação de Saúde;
-
Indústrias consumidoras de água bruta;
-
Farmácia de manipulação;
-
Hospitais ou Clínicas, Laboratórios;
-
OEMAS (Organizações Estaduais do Meio Ambiente);
-
Unidades de Conservação (parques e reservas);
-
Apoio de atividades ligadas à Educação Ambiental em Instituições de Ensino.